
LEIA A HISTÓRIA DAS MULHERES DOS ANOS 20
A Emancipação Feminina

COMO TUDO COMEÇOU?
Com a guerra , as mulheres foram obrigadas a entrar no mercado de trabalho, uma vez que os homens tiveram que ir combater na guerra. Adquiriram funções em fábricas, escritórios e até hospitais. Este papel ativo permitiu-lhes ter independência eum novo estatuto social.
Mudanças culturais
Estas mudanças refletiram-se não só a nível familiar, mas também no convívio social. As mulheres começaram a frequentar a vida noturna (que, antes, estava reservada aos homens), a usar roupas mais práticas e ousadas, a praticar desporto e a conduzir automóveis.
O Feminismo
A alteração do papel da mulher na sociedade contribuiu para o seu reconhecimento e para a afirmação do feminismo, movimento que surgiu no século XIX. A igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres, o direito à educação, as questões laborais, os regimes de tutela dos filhos e da propriedade constituíam algumas das reivindicações dos movimentos feministas.
Movimentos sufragistas
A luta pelo direito de voto acentuou-se com os movimentos sufra-gistas, muitas vezes marcados por protestos violentos, prisões e greves de fome.